historia

By Tanabe on 22:48

Filed Under:

A história do Santos Futebol Clube - Santos FC - Santos

A história do Santos Futebol Clube é uma odisséia de heróis e súditos fiéis. O maior time de todos foi fundado no dia 14 de abril de 1912 graças à sensibilidade de três esportistas da Cidade: Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior. O trio convocou uma assembléia na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário, atual Avenida João Pessoa). Objetivo: a criação de um time de futebol, um esporte que, na época, não era muito popular.

Uma das primeiras dúvidas foi o nome. Várias sugestões apareceram: Concórdia, Euterpe ou Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-Ball Club.

A primeira diretoria foi formada por:
Presidente - Sizino Patusca
Vice-presidente - George Cox
1º secretário - José G, Martins
2º secretário - Raul Dantas
1º tesoureiro - Leonel Silva
2º tesoureiro - Dario Frota
Os diretores eram: Augusto Bulle, João Carlos de Mello, Henrique Cross, Raymundo Marques, Cícero F. da Silva e Jomas de C. Pacheco.

O primeiro jogo ocorreu no dia 23 de junho daquele ano, contra um combinado da cidade, O SANTOS venceu por 2 x 1. Confira a ficha da partida, segundo o historiador Guilherme Nascimento:

Partida nº 1 - 23/06/1912 SFC 2x1 Combinado (Santos)
Local: Campo Vila Macuco (Rua Aguiar de Andrade) – Santos (SP)
Competição : Amistoso (13:30)
Gols: Anacleto Silva e Geraule (SFC) – Picuru (CJ)
SFC: Julien Fauvel; Simon e Ari; Bulle, Ambrósio e Oscar; Bandeira, Geraule, Esteves, Fontes e Anacleto.
Combinado: Annibal: Pinto e Ernani; Nenê, Picuru e Belmiro; Zezé, Largacha, Cunha; Moura e Pintanella.

Para outro historiador, Francisco Mendes Fernandes, este seria um jogo-treino, portanto, não um jogo oficial. Na opinião dele, o primeiro jogo-oficial seria o seguinte:

Partida nº 2 - 15/09/1912 SFC 3x2 Santos AC (Santos)
Local: Avenida Ana Costa (Campo do CA Internacional) – Santos (SP)
Competição: Amistoso (14:30)
Arnaldo Silveira (2) e Adolpho Millon – Lee (2)
Julien Fauvel; Sidnei e Arantes; Ernani, Oscar e Montenegro; Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. (Belmarço jogou)
SAC: Parsons; Kent e Deweck; Wood, Seddon e Lee; De Saone, Allen, V. Cross, H. Cross e ????
1x1 no 1º tempo; partida terminada às 15h30

No início de 1913, o Santos recebia um convite da Liga Paulista de Futebol para disputar o campeonato estadual daquele ano. Esta foi a primeira competição oficial disputada pelo clube. Sua estréia aconteceu no dia 1º de junho, diante do Germânia. O resultado, porém, não foi nada animador: derrota por 8 a 1. O Santos jogou com Durval Damasceno, Sebastião Arantes e Sydnei Simonsen; Geraule Ribeiro, Ambrósio Silva e José Pereira da Silva; Adolfo Millon, Nilo Arruda, Anacleto Ferramenta, Harold Cross e Arnaldo Silveira.

Três semanas depois, no dia 22 de junho, o time santista conquistava sua primeira vitória em uma competição. E logo diante daquele que viria a se tornar seu maior rival: 6 a 3 diante do Corinthians. E em pleno Parque São Jorge.

Ainda em 1913, foi disputado pela primeira vez o Campeonato Santista de Futebol, contando com a participação do Santos, América, Escolástica Rosa e Atlético. O Alvinegro foi o grande campeão, com seis vitórias em seis jogos, 35 gols pró e apenas sete contra. Este foi o primeiro título da história do clube.

Desde os primeiros anos de existência, o quadro de futebol do Santos obteve êxitos memoráveis, tanto em jogos locais como internacionais. Seu primeiro título de Campeão Paulista aconteceu em 1935, após um declínio dois anos antes, em razão da criação do profissionalismo no futebol.

Em 1955, após 20 anos sem ser campeão, o Santos voltou a conquistar título, vencendo o Taubaté com a equipe formada por: Manga, Hélvio e Feijó; Ramiro, Formiga e Urubatão; Tite, Negri, Álvaro, Del Vecchio e Pepe.

No ano seguinte, chegaria à Vila Belmiro, trazido pelas mãos de Valdemar de Brito, o menino Pelé, de 15 anos, que deu de novo impulso à história do Santos, levando-o a conquistas que enalteceram o futebol brasileiro no planeta. O Santos de Pelé fez seu nome no exterior. Praticamente deu a volta ao mundo, encantando torcedores com o futebol mágico de seus craques. Formou um ataque memorável: Dorval, Mengávio, Coutinho, Pelé e Pepe. Nesse período, o Santos foi Bicampeão Mundial Interclubes (1962/1963), Bicampeão da Taça Libertadores da América (1962/1963), entre outras glórias.

Após a Era Pelé, o Santos Futebol Clube continuou seu caminho de glórias. Em 1978 formou um time campeão. Os Meninos da Vila, apelido dado pela juventude dos atletas da equipe, conquistaram o Campeonato Paulista de 1978. Destacaram-se na época Juari, Pita, Ailton Lira entre outros.

Após isso o time continuou conquistando títulos, como o Paulista de 1984 e a Taça Conmebol de 1998.

Mas, em 2002, ano em que o clube completou 90 anos, o Santos conquistou, pela sétima vez, o principal torneio nacional (o Campeonato Brasileiro). O time que conseguiu a conquista foi, basicamente, formado dentro da Vila Belmiro. Os Meninos da Vila viraram febre no Brasil inteiro e a dupla Diego e Robinho se tornou símbolo de um futebol vistoso e alegre. No ano seguinte, com a base mantida, o Peixe chegou aos vice-campeonatos da Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro.

Em 2004, o Peixe conquistou novamente o Campeonato Brasileiro sob a direção técnica de Vanderlei Luxemburgo e com Robinho, Elano, Ricardinho e Léo em campo.

Em 2006 e 2007, o SANTOS voltou a comemorar títulos: mais dois campeonatos paulistas decididos em dois 2 x 0. Em 2006, contra a Portuguesa; em 2007, no mata-mata contra o São Caetano.

0 comentários for this post

 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros